Pedido

BOAS LEITURAS!!!

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Os Cavaleiros de Pern - "O Voo do Dragão" de Anne McCaffrey

Nº de páginas: 332
Preço (Bertrand): 15,98€
Editora: Gailivro
Colecção: 1001 Mundos
Ano de lançamento: 2006

“A segunda passagem da Estrela Vermelha está iminente e, uma vez mais, os temidos Fios cairão.
Após dez longas Rotações, Lessa está preparada para sair do esconderijo, reivindicar o seu direito de nascença… e Impressionar a jovem rainha dragão, tornando-se a mulher do Weyr de Benden.
De repente, os mortíferos Fios dourados voltam a ameaçar destruir todo o Pern. No entanto, os grandiosos Dragões telepáticos que durante séculos protegeram o planeta desta substância mortífera, agora em número reduzido não são suficientes para fazer face ao perigo. Lessa traça um plano ousado e perigoso: reunir o apoio daqueles que há muito deixaram de existir…”

O meu comentário:

Um livro de ficção científica para todos os sexos e quase todas as idades.
Esta obra apresenta-nos Lessa, uma mulher que sofreu muito na sua infância. Ao ver-se confrontada com a morte do governador de Ruatha esta prepara-se para reivindicar o seu direito de nascença: ser a responsável por essa cidadela.
No entanto, ao dar-se o nascimento do filho de Fax e a morte do seu progenitor, os cavaleiros do Weyr de Benden deslocam-se à localidade mãe da protagonista e vêm buscá-la com a possibilidade dela se tornar a mulher do seu Weyr, o que acaba por acontecer. Lessa impressiona a jovem dragão Ramoth e torna-se a responsável pelo weyr de Benden.
Com o passar do tempo, estas duas vão-se aproximando e a humana dá provas de uma grande capacidade de liderança até que chega o dia em que a rainha dragão está pronta para procriar.
O vencedor da corrida pelos ares acaba por ser Mnementh, o dragão cor de bronze de F’lar (cavaleiro responsável pela rapariga), resultando depois um grande ninhada de ovos. Um facto interessante é quando se dá o acto sexual em si entre os animais voadores, os dois humanos responsáveis por estes sentem os seus sentimentos e cedem ao clima de paixão.
Assim F’lar torna-se o governante do Weyr de Benden e tenta auxiliar Pern no combate contra a chegada dos Fios provenientes da Estrela Vermelha (um género de apocalipse).
Contudo Lessa ao descobrir que pela zona intermédia pode viajar pelo tempo, esta tenta recuar até aos anos ricos dos cavaleiros, quando os outros Weyrs eram povoados e havia uma maior quantidade de dragões e cavaleiros, o que deixa F’lar muito angustiado ao perder a mulher que o fascina e que ama, correndo o risco também de perder a única rainha dragão do Weyr.
Conseguirá Lessa recuar até à data escolhida e ajudar a salvar Pern regressando para os braços do homem que ama e por quem seria capaz de arriscar a sua vida?

“Este é o primeiro livro da inesquecível saga épica de ‘Os Cavaleiros de Pern – The Dragonriders of Pern’ ”
Amazon.com

7 comentários:

  1. Já que o livro foi catalogado numa categoria, convém que essa categoria seja a correcta. Este livro e nomeadamente a série, NÃO é fantasia, mas sim Ficção Cientifica. Convém leres o resto da série para perceberes porque é FC e não Fantasia.

    ResponderEliminar
  2. Ok, obrigada pela correcção. Eu não tentei acompanhar esta colecção na biblioteca municipal, mas não tinha lá as outras obras, por isso fiquei-me pelo segundo apesar de ainda não o ter publicado aqui

    ResponderEliminar
  3. Se pareceu que estava a ser rispido, peço desculpa. Não foi essa a intenção. A ideia era mesmo só informar.

    ResponderEliminar
  4. Onde foi buscar essa ideia? Eu até prefiro que me façam correcções. Toda a gente erra. E assim mudo e já não há mais problemas.
    Admito que o acto de ter sublinhado não foi muito bonito, mas não era para levar a provocações ou algo parecido

    ResponderEliminar
  5. Alguem sabe quando sai o próximo livro??? é que estou a terminar de ler o 1º e estou a adorar.

    ResponderEliminar
  6. Olá Bruno. A 1001 Mundos tem publicados mais dois volumes: A Demanda do Dragão e O Dragão Branco. Não tenhom qualquer informação referente a novos lançamentos, mas se sugir algo eu informo aqui no blog

    ResponderEliminar
  7. Olá eu já li os livros referidos e ao procurar por mais em portugues encontrei um chamado "A Canção do Dragao",porém não encontro nenhuma referencia a esse em qualquer blog. Este livro pertence ou não? Obrigado.

    ResponderEliminar