Pedido

BOAS LEITURAS!!!

domingo, 1 de julho de 2012

“À Procura de Alaska” de John Green

Nº de páginas: 247 
Preço (Bertrand): 16,90€ 
Editora: ASA 
Ano de lançamento: 2012 

“Alaska Young. Lindíssima, inteligente, divertida, sensual, transtornada… e completamente fascinante. Miles Halter não podia estar mais apaixonado. Mas, quando a tragédia lhe bate à porta, Miles descobre o valor e a dor de viver e amar incondicionalmente. 
Nada mais será o mesmo.”

O meu comentário:

Uma obra que me apresentou John Green, sendo um dos seus maiores êxitos. 
Um livro que tem centralidade em Miles, um rapaz como tantos os outros, que procura algo que torne a sua vida aborrecida e sem amigos numa existência que faça sentido. Assim, este acaba por tomar a decisão de se inscrever no colégio interno onde esteve grande parte da sua família. Uma decisão que irá mudar tudo… 
Em Creek, o jovem do 11º ano consegue finalmente encontrar um grupo de amigos que lhe faz companhia e que o inicia por muitos maus caminhos (a bebida, o tabaco…), fazendo parte desse conjunto magnífico uma jovem que lhe faz acordar para o amor e que lhe desperta algumas partes mais adormecidas. 
A causadora de toda esta mudança é Alaska, uma jovem muito rebelde que adora pregar partidas e meter-se com as outras pessoas, mesmo que se possa colocar em sarilhos. Porém, o seu lado mau menos atraente não interessa, estando o jovem totalmente rendido à Alaska atrevida, divertida, filosófica… que o deixa a pensar à noite e a desejar que tivesse alguma oportunidade com esta. Todavia, há mais dois obstáculo a juntar-se à equação: o namorado de Alaska, Jake, que esta tanto adora e que se recusa a trair; e a namorada que a jovem lhe quer arranjar. 
Estando as coisas a encaminhar-se depois de muitas peripécias, Miles finalmente consegue trocar uns beijos com a sua verdadeira apaixonada, mas o impensável acontece – quando este tinha a maior esperança de fazê-la esquecer Jake e de a tornar sua, este é recebido com a pior notícia de sempre – esta faleceu num acidente de viação. 
Agora só lhe resta viver com a dor e, juntamente com os amigos, descobrir a verdadeira razão por trás do sucedido. 
Uma obra que achei muito interessante e que nos faz refletir sobre diversos assuntos que, normalmente, não cabem na cabeça de um jovem ou até mesmo de um adulto. 
Um enredo que nos apresenta diversos problemas sociais, desde a falta de riqueza, a perda familiar, a pressão dos amigos que mudam uma pessoa… que nos deixa despertos para a possibilidade de nos virem a acontecer a nós, pois as coisas não acontecem só aos outros… 
Um livro que recomendo, nem que seja para passarem o tempo, na esperança de encontrarem nas mensagens apresentadas algo que vos ensine algo de novo e com que possam enriquecer a vossa alma.
Boas leituras! 

“Na escuridão atrás de mim, ela cheirava a suor, luz do sol e baunilha, e, nessa noite de pouco luar, eu pouco mais podia ver além da sua silhueta. Mas, mesmo no escuro, consegui ver-lhe os olhos – esmeraldas intensas. Era linda!” 

NOTA: Informo todos os leitores que esta obra pode conter conteúdo sexual que pode ferir a sensibilidade de algumas pessoas. Se se acha preparado para desfrutar das suas páginas a responsabilidade é sua (dirigido aos mais jovens)

Sem comentários:

Enviar um comentário