Pedido

BOAS LEITURAS!!!

quinta-feira, 5 de abril de 2012

“Dei-te o Melhor de Mim” de Nicholas Sparks

Nº de páginas: 299
Preço (Bertrand): 17,50€
Editora: Presença
Ano de lançamento: 2011

“Este novo romance de Nicholas Sparks conta a história emocionante de Amanda e Dawson, dois adolescentes envolvidos na mágica experiência do primeiro amor. Separados por classes sociais distintas, a paixão que sentem um pelo outro fá-los acreditar que aquele sentimento durará para sempre e terá força para superar todos os obstáculos. Vinte e cinco anos mais tarde, ambos são chamados à cidade natal, por altura da morte do único homem que os protegera. Amanda e Dawson tinham seguido caminhos diferentes. E se para ambos o amor de outrora se revela intacto, não podem evitar confrontar-se com dolorosas recordações e mais ainda com as escolhas que tinham feito perante as circunstâncias que o seu juvenil amor não pudera alterar. Que sentido dar agora a um amor que nunca poderia mudar o passado?”

O meu comentário:

Tendo-me afastado um pouco do mundo e do trabalho de Nicholas Sparks, fiquei totalmente radiante quando surgiu a oportunidade de regressar a um conjunto de obras que nos fazem refletir e dar o devido valor ao rumo que as nossas vidas tomam, não sendo, na maioria, manchadas por acontecimentos que nos marcam pela negativa e que nos ferem a alma.
Desta vez, em «Dei-te o Melhor de Mim», o autor apresenta-nos um casal que, graças às sua diferenças sociais e a uma certa estereotipagem por parte da população e dos progenitores de um dos elementos, acabou por tomar uma decisão de que se arrependem verdadeiramente: resolveram pôr um fim no seu amor verdadeiro, seguindo caminhos totalmente diferentes.
Porém, passada mais de uma década, Amanda e Dawson reencontram-se na terra onde tudo se passou, reacendendo-se a chama ardente do passado, trazendo-lhes velhas memórias e dando-lhes esperança num futuro a dois.
O grande problema é que ao contrário do Colen, a bela mulher não continuou a sua vida assombrada pelo passado, tendo formado uma família (três filhos e um marido). Assim, apesar da jovem não ser feliz no seu casamento e de amar verdadeiramente a sua alma gémea, tendo a certeza que nunca voltará a sentir o mesmo, esta não consegue aceitar a ideia de trair a confiança de Frank e, acima de tudo, dos seus filhos, dos adoráveis seres que trouxe ao mundo.
Uma obra que achei muito interessante e que adorei verdadeiramente, depois do fracasso de «Um Refúgio Para A Vida», trazendo-nos diversos temas que me fizeram refletir acima de tudo: a constante existência de estereótipos, que acabam por condenar uma pessoa por mais que ela tudo faça para marcar a diferença; um amor verdadeiro que vence tudo, até mesmo a morte; o sacrificar da nossa felicidade e do que mais amamos por termos receio de ferir os outros que nos rodeiam; a importância das escolhas e dos caminhos que traçamos durante as nossas vidas; a mortífera sede de vingança e o sentido de justiça de cada um…
Mais uma obra onde Sparks está no seu melhor e onde mostra que os dramas românticos não são só um trabalho para mulheres. Na verdade, há muito que o norte-americano já o tinha provado a toda a população mundial, tendo conquistado cada mulher com os maiores êxitos – no meu caso, fiquei totalmente rendida com «A Melodia do Adeus».
Por isso é escusado que vos diga que recomendo vivamente a leitura não só desta obra, como de todos os trabalhos da sua autoria.
E já sabem, não se esqueçam de no fim deste mês ir ao cinema ver a adaptação de «Um Homem Com Sorte». Certamente estará fantástica!

2 comentários:

  1. Eu também fiquei totalmente rendida com as várias obras de Nicholas Sparks.
    Em cada história podemos tirar sempre reflecções que nos ajudam no nosso dia a dia ao longo do nosso percurso.

    Obrigada por este comentário.
    Ainda não li este livro mas está na minha estante em lista de espera.

    Ingrid Rego

    ResponderEliminar
  2. este livro está na minha lista de próximas leituras :)

    ResponderEliminar