Pedido

BOAS LEITURAS!!!

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

“O Décimo Círculo” de Jodi Picoult

Nº de páginas: 350
Preço (Bertrand): 16,90€
Editora: Civilização Editora
Ano de lançamento: 2008

“Daniel Stone, autor de banda desenhada, nunca suspeitou nem por um momento que o mesmo rapaz que a sua filha de catorze anos, Trixie, amava pudesse infligir-lhe o pior dos males. Seria possível que o mesmo jovem que um dia tinha feito o rosto de Trixie encher-se de luz a tivesse drogado e depois violado? Ela afirma que foi o que ele fez, e basta isso para que Daniel, um homem que escondeu o seu passado até da sua família, se aventure a ir ao inferno e a voltar para proteger a sua filha.
Cheio de ilustrações deslumbrantes que reflectem a profundidade da sua angústia desta família, «O Décimo Círculo» é um romance cativante e absorvente que revela de uma forma brilhante o coração desesperado de uma jovem e do pai que tenta salvá-la”

O meu comentário:

Ficando minimamente desperta para esta escritora devido a uma conversa referentemente ao filme “Para a minha irmã” baseado num dos seus livros, acabei por ler esta obra que era a que se encontrava mais à mão.
Depois de a agarrar e ler a primeira página não a conseguir largar até ter chegado ao final, visto que os temas tratados são envolventes e marcantes ficando o escritor cada vez mais empolgado em saber como a dramática situação será resolvida.
Nesta história temos a personagem central Daniel Stone, um autor de banda desenhada, que vê a sua família a desmoronar-se: a sua única filha, uma adolescente de catorze anos, alega ter sido drogada e violada pelo seu namorado, um rapaz que sempre lhe pareceu boa pessoa; e a sua mulher, que sempre amou e por quem ainda sente um enorme carinho ao fim de tantos anos, andou a traí-lo nos últimos anos com um homem mais novo, um dos seus alunos, que ainda por cima vendia droga à sua filhota.
Ao início achei a obra previsível acabando com a punição do jovem e o divórcio do casal. Todavia, à medida que ia avançando no enredo, fui descobrindo que estava totalmente enganada.
Havendo incongruências nalguns pontos referentemente à violação, a polícia começa a investigar o caso, principalmente depois do jovem implicado ter aparecido sem vida, começando o leitor a aperceber-se de que algo ficou por contar e que Trixie não é tão inocente como faz parecer, podendo ter-se colocados em muitos maus lençóis.
Entretanto, os seus pais tentam superar o sucedido, voltando a aproximar-se superando uma traição que destruiu laços e criou uma grande fossa entre eles, encontrando um no outro a força para darem força à sua menina e terem razões para continuarem a enfrentar o dia a dia.
Assim, para além de dois temas muito chocantes, a violação e a traição, mais temas são abordados – a esperança, o perdão, a mentira…
E para ajudar uma pessoa a entender melhor a obra e a captar a atenção dos fãs de banda desenhada, utilizando-se uma analogia entre a dor de David que o separa da filha tentando resgatá-la da sua dor e o Inferno, estão presentes diversas páginas ilustradas onde este conta por desenhos o que está a passar.
Um livro que adorei, ficando desperta para a capacidade do perdão. Se estiveres mesmo lá em baixo não desesperes. Com o apoio dos teus verdadeiros amigos (os teus pais, outros familiares, amigos mais chegados) tudo poderá ser ultrapassado e laços fortes poderão ser reforçados ou mesmo criados.

“Picoult explora um assunto complexo de uma forma provocatória e clara e apresenta-nos um emocionante e inesperado final”

NOTA: Informo os leitores do blog que este livro pode conter partes chocantes de carácter sexual e físico que podem embaraçar os leitores ou deixá-los constrangidos. Outros podem achar este tema um pouco forte.

1 comentário: