Pedido

BOAS LEITURAS!!!

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

“O Código Da Vinci” de Dan Brown

Nº de páginas: 536
Preço (Bertrand): 18,13€
Editora: Bertrand Editora
Ano de lançamento: 2004

“A Bertrand edita «O Código Da Vinci», um impressionante êxito mundial em que Dan Brown se revela um génio criativo não só a nível do suspense mas também da própria complexidade do enredo. «O Código Da Vinci» é uma obra simultaneamente vertiginosa, inteligente e intricadamente recheada de elementos científicos e de pormenores inesperados. Das primeiras páginas à imprevisível e surpreendente conclusão, Dan Brown, autor de outros best-sellers, prova ser um exímio contador de histórias.

Robert Langdon, conceituado simbologista de Harvard, está em Paris para fazer uma palestra quando recebe uma notícia inesperada: o velho curador do Louvre foi encontrado morto no museu, e um código indecifrável encontrado junto do cadáver. Na tentativa de decifrar o estranho código, Langdon e uma dotada criptologista francesa, Sophie Neveu, descobrem, estupefactos, uma série de pistas inscritas nas obras de Leonardo Da Vinci, que o pintor engenhosamente disfarçou.
Tudo se complica quando Langdon descobre uma surpreendente ligação: o falecido curador estava envolvido com o Priorado de Sião, uma sociedade secreta a que tinham pertencido Sir Isaac Newton, Botticelli, Victor Hugo e Da Vinci, entre outros”

O meu comentário:

Depois de há uns anos ter visualizado o filme intitulado «O Código Da Vinci», de um momento para o outro, surgiu-me um enorme bichinho que me levou a resgatar este livro da sua solitária estadia na biblioteca da minha escola, desfrutando das suas páginas, que me deixaram totalmente rendida e extasiada com o enredo.
Apesar de já conhecer a principal linha de acontecimentos da história, que nem é má retratada no filme, a leitura deste primeiro volume de Brown editado pela Bertrand Editora (que afinal é precursor a «Anjos e Demónios», tendo a editora trocado a ordem dos dois volumes), não se tornou nada aborrecido, sendo muito complicado conseguir interromper a leitura por diversos momentos, visto que a história torna-se tão aliciante que os leitores se perdem no enredo, não querendo parar as suas divagações, querendo sempre prosseguir na narrativa.
Sendo uma pessoa interessada em alguns assuntos históricos com um toque de mistério, acho o tema e a história por detrás da história totalmente interessante, não conseguindo perceber como o autor conseguiu contactar e chegar a algo muito rebuscado, que nos faz por em causa os ideais da religião Cristã, apoiando-se nalguns pormenores que até ao momento ninguém reparara.
A quem caberia na cabeça aquela análise tão pormenorizada do quadro «A Última Ceia» de Leonardo Da Vinci? E se formos mesmo analisar o quadro, os pormenores estão lá... Não é uma total invenção! O próprio autor, afirma nas notas que todos os factos referidos no livro são reais e não saíram da sua cabeça.
Outra coisa que fez com que ficasse totalmente perplexa foi com a capacidade de resolução de diversos anagramas… Como a partir da frase “So Dark The Con Of Man”, invertendo a ordem se chega a “Madonna Of The Rocks”, um famoso quadro de Da Vinci?
Como podem ver, fiquei mesmo encantada com este autor. Ele é mesmo um génio! Não é por nada que já vendeu muitos exemplares das suas 5 obras a nível mundial, sendo estas consideradas best-sellers.
Assim, sendo também o enredo escrito um pouco diferente no retratado no filme, visto que possui mais pormenores, não consigo resistir e lá vou ler os restantes livros onde Langdon, o famoso historiador, é a personagem principal, esperando que vocês também façam o mesmo.

“Uma verdade escondida durante séculos é finalmente revelada!”

2 comentários:

  1. Gostei do livro.
    Acho que Dan Brown é um mestre no estilo de escrita que faz, mas confesso que o estilo - o romance policial - não é o meu preferido.
    Gostei muito mais do livro do que do filme.

    ResponderEliminar
  2. Adorei o livro! Desde o início até ao fim. Para mim é um livro muito cativante e com uma leitura acessível. Gostei muito do mistério.

    ResponderEliminar