Apesar da escola não me ter disponibilizado tanto tempo para leituras como gostaria, acho que nem foi um ano muito mau conseguindo chegar a uma centena.
Diversas foram as obras que gostei de ler, mas algumas foram especiais e deram-me a possibilidade de alcançar diversos estádios.
Aqui vai o meu top das obras que li em 2011:
“Quando Julie Roberts herda a chave de um cofre em Siena, Itália, dizem-lhe que ela conduzi-la-á a um tesouro de família. A jovem lança-se numa jornada tortuosa e perigosa, mergulhando na história da sua antepassada Julieta, cujo amor lendário por um jovem chamado Romeu abanou os alicerces da Siena medieval.
À medida que Julie se cruza com os descendentes das famílias envolvidas no inesquecível conflito familiar de Shakespeare, começa a perceber que a conhecida maldição – «Malditas sejam as vossas casas!» – continua actual e que ela é o alvo seguinte. Parece que a única pessoa capaz de salvar Julie é Romeu – mas onde estará ele?”
“Um deus nasceu há onze mil anos. Amaldiçoado num corpo humano, Acheron teve uma vida de sofrimento.
A sua morte humana originou um horror indescritível que quase destruiu a Terra. Trazido de volta contra a sua vontade, tornou-se o único defensor da humanidade. Só que não foi assim tão simples…
Durante séculos, lutou pela nossa sobrevivência e escondeu um passado que não desejava revelar. Agora, tanto a sua sobrevivência, como a nossa, dependem da única mulher que o ameaça. Os velhos inimigos estão a despertar e a unir-se para matá-los – aos dois”
“A Provença é tudo o que Franny imaginou, mas nada do que ela esperava. Há perigosos segredos de família enterrados na paisagem linda e exuberante, e alguém que fará tudo para impedir Franny de descobri-los. Jake Bronson é um americano com ligações à família Marten, e parece saber mais do que está a dizer. É o homem mais intrigante e atraente que Franny já conheceu, mas há correntes traiçoeiras que o rodeiam. E no centro de tudo está a matriarca, Rafaella Marten, uma mulher com segredos que remontam há décadas. Os dois filhos causaram-lhe tanto sofrimento como alegria, mas Franny pode vir a ser a chave para reunir a família Marten – e fazer desaparecer as sombras, escândalos e a rivalidade de uma dinastia. Evocando as descrições exuberantes da Provença, Elizabeth Adler transporta-nos até um lugar verdadeiramente mágico”
"Na vibrante e misteriosa Nova Iorque do séc. XXI, a tenente Eve Dallas já sobreviveu a criminosos de todos os tipos, de meros ladrões a verdadeiros psicopatas. Mas desta vez é um bombista que está a ameaçar a sua cidade. Com a ajuda do seu marido, o magnata Roarke, Eve terá de enfrentar um enigmático grupo terrorista de nome Cassandra.
Sem objetivos claros, o grupo lança um rasto implacável de morte e ruína no mundo de Eve, e quando a sua teia de terror atinge aquelas pessoas mais próximas de si, Eve é forçada a ripostar. Afinal, esta é a sua cidade e o seu trabalho é defendê-la... mesmo quando, para isso, tem de arriscar a própria vida"
"Cassandra Willows fez nome como uma das mais procuradas costureiras de Londres e como criadora de «brinquedos» íntimos muito apreciados nos quartos das damas e dos cavalheiros da elite. Mas o seu êxito não pode aliviar a culpa e a dor devido a uma traição devastadora. Nathan Manning, conde de Blackhearth, nunca irá perdoar à bela Cassandra tê-lo abandonado sem uma palavra no dia em que iam fugir. Agora está de volta a Londres e desejoso de vingança. Munido de memórias escandalosas e provocantes, o belo e vingativo conde chantageia a sua ex-amante, forçando-a a um romance ilícito... e reacende o fogo ardente que antes consumira ambos. Mas ao perderem-se no êxtase erótico renascido, Nathan e Cassandra estão a tentar a sorte - ficando vulneráveis a um passado que ainda ameaça destruir as suas vidas e a sua paixão à mercê de segredos sombrios e tácitos que são chocantemente, perigosamente tabu"
“Since she was a little girl, Emmaline Grant hás always loved romance. So it’s really no surprise that she has found her calling as a wedding florist. Emmaline gets to play with flowers every day and work with her three best friends – Mackenzie, Parker and Laurel – in the process. She couldn’t ask for a better job.
Slim and sultry, Emma brings colour into every room she enters, just like the arrangements she creates. But though men swarm around her, she still hasn’t found Mr Right. And the last place she’s looking is right under her nose.
But that’s just where Jack Cooke is. He’s been best friends with Parker’s brother for years, which makes him practically family. But the architect has begun to admit to himself that his feelings for Emma have developed into much more than friendship. And when Emma returns his passion – kiss for blistering kiss – things start to get complicated at Vows.
Jack has never been big on commitment; Emma yearns for a lifelong love affair. If the two are to find common ground, they must trust in their history and in their hearts”
“Childhood friends Mackenzie, Parker, Laurel and Emmaline have formed a very successful wedding-planning business together but, despite helping thousands of happy couples organize the biggest day of their lives, all four women have been unlucky in love.
Chef Laurel McBane has worked hard all her life to secure her dream – to be an award-winning baker. Now, her wedding cakes are as close as anyone can get to edible perfection, stunning creations that complement Mac’s beautiful photographs and Emmaline’s floral bouquets.
Because Laurel has worked so hard to overcome her tough upbringing, she is wary about letting anything, or anyone, get in the way of her work. But a slowly simmering chemistry with Parker’s brother Del has suddenly become too hot to ignore…”
“Pea Chamberlain needs help. Her shoes, hair clothes, make-up are all disasters and she really needs a makeover – especially if she wants to attract sexy fireman Griffin DeAngelo at the firemen’s masked ball. And who better to coax Pea out of her pod than the Goddess of Love, whom she invokes when she gets her hands on a book of enchantments.
Sure enough, Venus works her magic on Pea, which is what she has been doing for eons – helping others find love. But who will help the Goddess of Love when she finds herself falling head over heels for the same sexy fireman she is trying to land for Pea? Could it be that Venus needs a love makeover herself?”
"Robert Langdon, conceituado simbologista de Harvard, está em Paris para fazer uma palestra quando recebe uma notícia inesperada: o velho curador do Louvre foi encontrado morto no museu, e um código indecifrável encontrado junto do cadáver. Na tentativa de decifrar o estranho código, Langdon e uma dotada criptologista francesa, Sophie Neveu, descobrem, estupefactos, uma série de pistas inscritas nas obras de Leonardo Da Vinci, que o pintor engenhosamente disfarçou.
Tudo se complica quando Langdon descobre uma surpreendente ligação: o falecido curador estava envolvido com o Priorado de Sião, uma sociedade secreta a que tinham pertencido Sir Isaac Newton, Botticelli, Victor Hugo e Da Vinci, entre outros”
"Contra todas as expectativas, não só Katniss Everdeen venceu os Jogos da Fome, como pela primeira vez na história desta competição dois tributos conseguiram sair da arena com vida. Mas o que para Katniss e Peeta não passou de uma estratégia desesperada para não terem de escolher entre matar ou morrer, para os espectadores de todos os distritos foi um acto de desafio ao poder opressivo do Capitólio. Agora, Katniss e Peeta tornaram-se os rostos de uma rebelião que nunca esteve nos seus planos. E o Capitólio não olhará a meios para se vingar… O segundo volume da trilogia «Os Jogos da Fome» mantém um ritmo constante de adrenalina e promete tornar-se uma das leituras mais viciantes do ano”
E muito mais... Foi muito difícil escolher, por isso...
Apesar da J.R. Ward não se encontrar nesta lista deixo aqui a nota de que adorei os livros dela (Saga da Irmandade da Adaga Negra), mas foi-me difícil escolher um, não podendo apresentar aqui todos.