Pedido

BOAS LEITURAS!!!

sábado, 26 de novembro de 2011

“Quem Ama Acredita” de Nicholas Sparks

Nº de páginas: 285
Preço (Bertrand): 18,17€
Editora: Presença
Ano de lançamento: 2005

“Jerry March vive em Nova Iorque, é um jornalista científico que trabalha para a «Scientific American». O seu talento especial para desmistificar fenómenos paranormais fraudulentos faz dele uma personalidade pública e conceituada. O cepticismo é, naturalmente, uma das suas características. Agora, aí vai ele a caminho da Carolina do Norte, aonde alguém o chamou, da pequena localidade de Boone Creek, para esclarecer um fenómeno de luzes misteriosas que à noite têm sido vistas sobre um velho cemitério meio arruinado. Jeremy está convencido que lhe bastará apenas uma semana para desvendar o caso. Porém não espera que irá encantar-se com aquela pequena comunidade que o recebe calorosamente nem sobretudo com a bela e enigmática proprietária da única livraria ali existente. Ela disponibiliza-lhe gentilmente um gabinete onde ele pode pesquisar documentos antigos. A aproximação é inevitável, mas ambos sofreram amargas desilusões no passado. Jeremy, que passou por um divórcio, e Lexie, que se deixou envolver em dois casos amorosos que a deixaram fundamente magoada, vão ter de se confrontar com escolhas arriscadas se quiserem ficar juntos. Lexie está fortemente enraizada na sua comunidade e, além disso, não quer abandonar Doris, a avó que a criou e por quem nutre um imenso carinho. Estará Jeremy disposto a deixar Nova Iorque para ficar com a sua amada? Será ele capaz de encontrar em si a fé em algo como um grande amor?”

O meu comentário:

Depois de ter ficado mais de um ano sem ler alguma obra deste autor, não resisti em voltar a desfrutar das suas palavras, numa obra que se trata da décima que este publicou. Tratando-se da primeira que atingiu os dois algarismos (10ª obra), este é um pouco diferente de todas as anteriores que li até ao momento…
Desta vez o protagonista trata-se de um jornalista científico que resolveu enveredar por um caminho pouco comum – este desmascara factos sobrenaturais, supostamente inexplicáveis pela própria ciência.
Depois de ter descoberto o esquema de uma famoso médium televisivo, este acaba por se decidir em apostar num caso mais simples respondendo a uma carta que o convidava a descobrir a causa do mistério das luzes. Assim, este parte para Boone Creek, uma pequena comunidade situada na Carolina do Norte, onde irá experienciar algo que irá mudar a sua vida…
Ao chegar ao seu destino este depara-se com uma terra muito antiga onde as pessoas ainda têm o costume de irem conversar para o café coscuvilhando a vida de todas as outras pessoas, ficando logo com uma ideia de que se veio meter no meio do nada, num local completamente diferente de Nova Iorque, desejando partir o mais próximo possível.
Contudo, quando se encontrava a visitar o famoso cemitério assombrado pela primeira vez, ele depara-se com uma mulher que lhe tira o fôlego e que, aparentemente, não se encontra interessada. Porém, Jeremy não consegue tirar a bela rapariga de olhos violeta, desejando encontrá-la no futuro.
Depois do inesquecível encontro, este parte ao encontro de Doris, a dona do bar local e a responsável pela sua viagem, descobrindo todos os pormenores do passado da localidade, sendo enviado à biblioteca local com o intuito de aprofundar os seus acontecimentos.
Aí o destino parece estar do seu lado acabando por se encontrar com a misteriosa mulher que acaba por descobrir tratar-se de Lexie, a neta da mulher com quem esteve há poucos minutos.
Lexie, ao deparar-se com este e apercebendo-se dos seus olhares, tenta afastar-se do belo homem tendo medo de se magoar novamente, visto que já se encontrou numa situação semelhante, tendo o seu companheiro partido para a cidade sem se despedir.
Porém, à medida que ambos se vão conhecendo melhor, uma faísca começa a criar-se entre ambos acabando por se começarem a apaixonar um pelo outro. O problema é que depois de Jeremy acabar a sua pesquisa este irá partir para a Grande Maçã e a jovem nunca poderá acompanhá-lo, visto que não imagina uma vida sem a sua avó e a terra em que cresceu.
Assim, as coisas tornam-se complicadas e cabe ao jornalista tomar uma decisão. Decisão essa que não é mesmo nada fácil, principalmente depois de ter sofrido profundamente aquando do seu divórcio ao ser abandonado pela sua companheira quando descobriram que ele podia não ser capaz de ter filhos.
Para ajudar a situação, ao desvendar o mistério do velho cemitério de Bonne Creek, Jerry descobre algo que o magoa e que leva a uma grande discussão que pode decidir o destino infeliz de ambos os protagonistas.
Uma obra de Sparks muito interessante, que me cativou principalmente por ter um tema um pouco diferente e nada usual nos seus romances – desde quando é que Nicholas fala de coisas sobrenaturais?
Fiquei foi muito impressionada por este não me ter posto foi a chorar. Até agora não tinha lida uma obra da sua autoria que não tenha trazido as lágrimas aos olhos… Talvez estes facto se deva à não existência de nenhuma morte. Porém, houve momentos que me deixaram um pouco arrepiada, principalmente aquando das zaragatas entre o casal protagonista, que teve de passar por muito, tendo receio de se voltarem a magoar.
Também compreendi totalmente o problema de se decidir como é que ia ser a relação deles se houvesse um futuro – Lexie tinha a amada avó, a única parente viva, e o local onde cresceu não tendo coragem do abandonar, Jeremy tinha uma a grande cidade, Nova Iorque, onde consegue ter acesso a tudo, onde vivem os seus amigos e onde tem oportunidades profissionais.
Felizmente, essas dificuldades vão acabar por ser ultrapassadas, deixando-nos o final do livro com esperança e ansiosos pela leitura da obra «À Primeira Vista», onde há a continuação da história destes enamorados, história essa que terá reservada alguma desgraça, por isso aí não irão escapar as lágrimas. Agora só falta esperar pela oportunidade para lê-la…

1 comentário:

  1. este livro aguarda na minha estante a sua leitura!
    gosto mt do teu blog.
    qd puderes: http://palavrassoltas-carol.blogspot.com/
    bjs

    ResponderEliminar