Pedido

BOAS LEITURAS!!!

terça-feira, 25 de outubro de 2011

“Os Jogos da Fome: Livro 2 – Em Chamas” de Suzanne Collins

Nº de páginas: 265
Preço (Bertrand): 14,90€
Editora: Presença
Ano de lançamento: 2010

As faíscas inflamam
As chamas alastram
E o Capitólio clama por vingança.

Contra todas as expectativas, não só Katniss Everdeen venceu os Jogos da Fome, como pela primeira vez na história desta competição dois tributos conseguiram sair da arena com vida. Mas o que para Katniss e Peeta não passou de uma estratégia desesperada para não terem de escolher entre matar ou morrer, para os espectadores de todos os distritos foi um acto de desafio ao poder opressivo do Capitólio. Agora, Katniss e Peeta tornaram-se os rostos de uma rebelião que nunca esteve nos seus planos. E o Capitólio não olhará a meios para se vingar… O segundo volume da trilogia «Os Jogos da Fome» mantém um ritmo constante de adrenalina e promete tornar-se uma das leituras mais viciantes do ano”

O meu comentário:

Depois da autora nos conquistar com a originalidade do primeiro volume, ninguém resiste em adquirir, de qualquer maneira, o sucessor d’ «Os Jogos da Fome»…
No final do primeiro volume, Peeta e Katniss conseguem, ambos, escapar com vida da arena dos 74º jogos mortíferos, graças a uma atitude romântica da jovem ao ameaçar pôr fim à sua vida se não os deixassem a ambos sobreviver, visto que se encontravam perdidamente apaixonados um pelo outro.
Porém, essa atitude teve repercussões, principalmente porque a jovem não está assim tão apaixonada pelo seu colega tributo como deu a parecer ao resto do Panem (pelo menos ela não sabe que gosta de Peeta, ao contrário de nós que já temos uma ideia :D), dando origem a uma série de motins que põe, não só, a sua vida em risco, como também, de todos os que lhe são mais próximos.
Agora tem de continuar com essa fachada durante o seu passeio pelos 12 distritos e pelo Capitólio, acabando essa viagem por culminar num pedido de casamento que não pode ser recusado, pondo a vida da sua mãe, de Prim e de Gale em risco.
Assim, apesar de ter fracassado na sua demanda de convencer o presidente Snow de que se encontrava apaixonada, uma triste notícia recai sobre os sobreviventes dos famosos jogos – este ano vai-se comemorar o quarteirão, visto que se trata de 75ª edição, sendo os pares de tributos constituídos por um indivíduo de cada sexo pertencente ao leque dos vencedores de cada distrito.
Dessa forma, Katniss sabe que não tem escapatória, esta vai ter mesmo de regressar à arena, revivendo os momentos chocantes que ainda lhe assombram os sonhos.
Todavia, desta vez, ela sabe que não tenciona abandonar o Capitólio com vida, fazendo de tudo para salvar o rapaz que tudo faz em prol desta, retribuindo-lhe todo o amor e carinho que ele lhe oferece constantemente.
Depois de ficar totalmente apaixonada pelo enredo do primeiro livro, o segundo ainda me deixou mais viciada nesta trilogia que atingirá o seu término dia 3 de Novembro com o lançamento de «A Revolta».
Uma obra com uma linguagem muito acessível, sendo a sua leitura espontânea, não nos levando a debruçar sobre as palavras, que se reúnem e perfazem um enredo totalmente cativante, que, apesar dos mortíferos jogos, na minha opinião, não chocam a susceptibilidade das pessoas.
Se resolverem adquirir este livro, certamente irão achar de que se tratam de uns quinze euros muito bem gastos.

“«Em Chamas» não só correspondeu às minhas expectativas, como as superou. É tão emocionante como o anterior volume desta série, mas é ainda mais arrebatador, agora que as personagens nos são tão familiares e que partilhámos as suas aflições”
Stephenie Meyer

Sem comentários:

Publicar um comentário