Pedido

BOAS LEITURAS!!!

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

"Julieta" de Anne Fortier

Nº de páginas: 505
Preço (Bertrand): 19,95€
Editora: Planeta
Ano de lançamento: 2010

“Quando Julie Roberts herda a chave de um cofre em Siena, Itália, dizem-lhe que ela conduzi-la-á a um tesouro de família. A jovem lança-se numa jornada tortuosa e perigosa, mergulhando na história da sua antepassada Julieta, cujo amor lendário por um jovem chamado Romeu abanou os alicerces da Siena medieval.
À medida que Julie se cruza com os descendentes das famílias envolvidas no inesquecível conflito familiar de Shakespeare, começa a perceber que a conhecida maldição – «Malditas sejam as vossas casas!» – continua actual e que ela é o alvo seguinte. Parece que a única pessoa capaz de salvar Julie é Romeu – mas onde estará ele?”

O meu comentário:

“E se descobrisse que era descendente de Romeu e Julieta?” é a pergunta introdutora que apela à leitura desta obra que me apaixonou e aumentou o meu apreço pela tragédia romântica que marcou a história da literatura dramática.
Desde que me lembro, Shakespeare foi um dos primeiros escritores que mudou o meu ponto de vista romântico. Diversos foram os factores que me levaram a apaixonar-me por esta obra: o facto de Julieta Capuleto ter encontrado em Romeu a sua alma gémea, sendo unicamente necessário um olhar que valeu mais do que mil palavras; o palavreado tão romântico que toca o coração de cada jovem; o facto dos recém-casados morrerem um pelo outro como forma de passarem o resto da eternidade com o seu companheiro nos Céus já que não o poderiam fazer na Terra…
Assim, ao descobrir que tinha sido editada uma obra no nosso país baseada neste casal de italianos residentes em Verona fiquei logo morta por poder ter este livro nas mãos e desfrutar das suas páginas recheadas de romance que sabia que nunca me iriam desiludir. E assim foi, finalmente consegui ler esta fantástica obra que facilmente entrou no top dos livros que me marcaram, pela positiva, até hoje.
“Julieta” falamo-nos da história de Julie Roberts, mais propriamente Julieta Tolomei, uma jovem que, depois de perdeu a mulher que a criou e à irmã, Janice (Gianozza), descobre que o seu destino espera-a em Siena.
Assim, com a promessa de cumprir um dos últimos desejos da sua mãe e prosseguir o seu trabalho, Julie parte para Itália com o seu verdadeiro nome e embarca na aventura que marcará a sua vida.
Cedo descobre que se trata de uma descendente de Julieta Tolomei, a verdadeira Julieta que inspirou Shakespeare na criação da sua famosa peça e, pouco a pouco vai descobrindo a história da sua família e a verdade da desgraça que se abateu sobre esta desde a morte dos dois amantes.
Pelo caminho, Julie conhece Alessandro, um Salimbeni, que intriga e por quem se começa a apaixonar, mas o seu objectivo é encontrar o descendente de Romeu com quem tem de falar e reconhecer os dois jovens que viram os seus destinos separarem-se devido à interferência das suas famílias.
Contudo, a certa altura tudo começa a correr mal e a jovem descobre diversas coisas que mudaram tudo o que acreditava até esse dia: afinal o testamento deixado pela sua tia era falso e a sua irmã vem ter consigo de forma a partilharem o tesouro; afinal Umberto, o criado da sua tia que criou as duas gémeas, trata-se de Luciano Salimbeni, o homem que é procurado por ter cometido os crimes que levaram os seus pais à morte; e, afinal, Alessandro não foi totalmente verdadeiro com ela escondendo-lhe a sua verdadeira identidade – este trata-se de Romeu Marescotti e os seus sentimentos por esta não são totalmente puros.
Com o coração partido esta começa a ver a sua vida a descarrilar e, pela primeira vez, pode contar com o apoio de Janice. Contudo, isso não será suficiente para ultrapassar os problemas que se abatem sobre as gémeas.

“Julieta, um ambicioso e sedutor romance, segue a odisseia de uma jovem que descobre as origens da sua família remontam aos amores frustrados dos dois maiores amantes da literatura: Romeu e Julieta”

1 comentário:

  1. Acabei de ler o livro. Adorei! As duas historias do livro(a que se passa nos dias de hoje a dos seus antepassados)estavam brilantes. E deu uma nova e interesante vida a uma das mais famosas historias de amor do mundo.

    ResponderEliminar