Nº de páginas: 254
Preço (Fnac): 9,99€
Editora: Editorial Presença
Ano de lançamento: 2009
“Num futuro pós-apocalíptico surge, das cinzas do que foi a América do Norte, Panem uma nova nação governada por um regime totalitário que a partir da megalópole, Capitol, governa os doze Distritos com mão de ferro.
Uma anterior revolta fracassada dos Distritos contra Capitol resultou um acordo de rendição em que todos os Distritos se comprometeram a enviar anualmente dois adolescentes para participar nos Jogos da Fome – um espectáculo sangrento de combates mortais com transmissão televisiva onde o lema é ‘matar ou morrer’. No final, apenas um destes jovens escapará com vida…
Katniss Everdeen é uma adolescente de dezasseis anos que se oferece para substituir a irmã mais nova nos Jogos, um acto de extrema coragem, um desafio desumano que a obrigará a escolher entre a sobrevivência e a solidariedade, a vida e o afecto cada vez maior que tem por Peeta, seu companheiro de Jogos.
Conseguirá Katniss, face a circunstâncias tão avassaladoras, conservar a sua vida e a sua humanidade?
Um enredo surpreendente e personagens inesquecíveis elevam o romance de estreia desta trilogia às mais altas esferas da ficção científica.”
O meu comentário:
Uma obra totalmente diferente de todos os livros que li ao momento…
Nesta colecção, temos como protagonista uma jovem de dezasseis anos, Katniss Everdeen, que mora num mundo completamente diferente do nosso.
No seu mundo, que por acaso é uma versão pós-apocalítica do nosso, a miséria e a fome são uma grande verdade, habitando a jovem num dos 12 distritos governados pelo Capitólio.
Como forma de impor o seu sistema governativo, o Capitólio organiza, todos os anos, um evento transmitido na tv – Os Jogos da Fome – sendo dois jovens, um rapaz e uma rapariga, com idades entre os 12 e os 16, escolhidos em cada um dos distritos com o intuito de lutarem até à morte, só podendo sobreviver um destes.
O dia do sorteio lá chega e a sorte não se encontra do lado das Everdeen… A irmã de Katniss, Prim, é escolhida para representar o seu distrito, o 12, acabando a primogénita da família por assumir o lugar da irmã, despedindo-se da sua mãe e irmã e do seu grande amigo Gale, por quem pode estar apaixonada.
Assim, a jovem e o seu companheiro de equipa, Peeta, partem para o Capitólio onde os mortíferos jogos terão início.
Porém, no meio de tanta desgraça e de tanta morte, Katniss e Peeta acabarão por encontrar algo que não estavam à espera – um grande amizade que floresce a pouco e pouco dando origem a um amor sincero e juvenil.
Agora terão é de fazer com que ambos sobrevivam para não só levarem a riqueza ao seu distrito, como poderem viver a paixão incondicional que sentem um pelo outro. Um problema que se ultrapassa no seu caminho é o facto de Katniss sentir que, de certa forma, esta se encontra a trair Gale, o rapaz que deixou para trás e que se sente perdidamente apaixonado por esta…
Um livro de que eu gostei bastante, trazendo um tema cativante, que nos prende da primeira à última página.
Com uma linguagem rica e uns jogos totalmente chocantes, «Os Jogos da Fome» é o primeiro volume de uma trilogia que dificilmente desaparecerá da nossa memória.
É pena é que esta colecção de Suzanne Collins não seja algo de muito divulgado no nosso país, visto que, na minha opinião, ainda muitos leitores que seguem uma literatura juvenil mais adulta não sabem da sua existência.
Talvez esta comece a ser uma trilogia muito falada, quando o filme protagonizado por Jennifer Lawrence, Josh Hutcherson e Liam Hemsworth chegar às salas de cinema portuguesas dia 29 de Março do próximo ano.
Stephanie Meyer
Quero tanto este livro! Se o Pai Natal não me der este ano todos os livro públicados pela autora até à data eu faço greve e bem que ele pode esquecer os biscoitos e o leite!
ResponderEliminar