Pedido

BOAS LEITURAS!!!

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

“A Conspiração” de Dan Brown

Nº de páginas: 580 
Preço (Bertrand): 19,90€ 
Editora: Bertrand Editora 
Ano de lançamento: 2009 

“O Presidente Zachary Herney está a lutar por uma duríssima reeleição. O seu opositor, o Senador Sedgwick Sexton, é um homem com amigos poderosos e uma missão: privatizar a NASA e reduzir as suas despesas. 

Lutando para sobreviver a uma série de erros que ameaçam a sua imagem política, a NASA faz uma descoberta atordoadora: um estranho meteorito enterrado no Árctico. O Presidente é informado de que o objecto encontrado vai ter implicações determinantes no programa espacial americano. Contudo, dada a reputação vacilante da agência espacial norte-americana, será a descoberta válida ou não? 

Rachel Saxton, uma investigadora dos Serviços Secretos da Casa Branca, é destacada para confirmar a autenticidade do achado. Rachel tem como missão resumir relatórios complexos em notas de uma página. Neste caso o Presidente precisa dos seus dados antes da última declaração que fará ao povo americano e que será decisiva na sua reeleição. 

Acompanhada por uma equipa de especialistas, incluindo o carismático Michael Tolland, Rachel descobre o impensável: provas de um embuste científico, de uma cilada que ameaça mergulhar o mundo em controvérsia. Mas antes de conseguir contactar o Presidente, Rachel e Michael são vítimas de uma perseguição sem tréguas ao longo do Árctico, refugiam-se num submarino nuclear e acabam por ser aprisionados num pequeno barco na costa de New Jersey, enquanto a capital norte-americana ferve de expectativas relativamente a mais uma fraude científica e os ânimos se exaltam nas antecâmaras do poder no interior da ala esquerda. 

Aclamado pela mestria e genialidade com que relaciona História, Ciência e Política, Dan Brown destaca-se num novo romance em que nada é o que parece e ao virar de cada página nos espera uma fabulosa surpresa” 

O meu comentário: 

Com uma sinopse destas, praticamente não há mais nada a contar sobre a história em si, deixando todos os outros pormenores para quando desejarem se dedicarem a esta leitura. 
Dan Brown, desde «O Código Da Vinci», captou logo a minha atenção, proporcionando-me excelentes momentos de mistério e suspense através de diversos assuntos tabu ou que até mesmo desconhecia. 
Desta vez, a ciência e a política tiveram um papel central, sendo o leitor confrontado com diversos conhecimentos geológicos com que me deparei durante o meu percurso educativo, ficando impressionada tal como a protagonista com a descoberta e toda a verdade por detrás de tal achado. 
Contudo, ao contrário das outras obras, não estão presentes códigos e mensagens subtendidas, sendo unicamente uma correria pela vida, tentando, ao mesmo tempo, fazer chegar ao chefe máximo norte-americano a informação de que o dito meteorito não passa de uma grande mentira. 
Desse modo, não se trata, na minha opinião, de um dos melhores trabalhos do autor, preferindo aqueles protagonizados por Robert Landgon. Todavia, não deixa de ser uma boa maneira para revisitar uma escrita muito característica e um mundo completamente diferente do nosso dia-a-dia. 
Já posso dizer que fui a Washington, duas vezes!

Sem comentários:

Publicar um comentário