Pedido

BOAS LEITURAS!!!

quarta-feira, 4 de abril de 2012

As Crónicas de Gelo e Fogo - “A Muralha de Gelo” de George R.R. Martin

Nº de páginas: 397
Preço (Bertrand): 19,03€
Editora: Saída de Emergência
Ano de lançamento: 2007

“Estes são tempos negros para Robert Baratheon, rei dos Sete Reinos. Do outro lado do mar, uma imensa horda de selvagens começa a formar-se com o objectivo de invadir o seu reino. À frente deles está Daenerys Targaryen, a última herdeira da dinastia que Robert massacrou para conquistar o trono. E os Targaryen sempre foram conhecidos pelo seu rancor e crueldade…
Mais perto, para lá da muralha de gelo que se estende a norte, uma força misteriosa manifesta-se de maneira sobrenatural. E quem vive à sombra da muralha não tem dúvidas: os Outros vêm aí e o que trazem é bem pior do que a própria morte…
Ainda mais perto, na Corte, as conspirações continuam. O ódio entre as várias Casas aumenta e desta vez o sangue vai jorrar. E quando parece que nada pode piorar, o rei é ferido mortalmente numa caçada. Terá sido um acidente ou um assassino? Seja como for, uma coisa é certa: a guerra civil vem aí!

George R.R. Martin prova porque é o maior escritor de fantasia da actualidade. Com uma imaginação poderosa, escrita inteligente e personagens cativantes, volta a deixar o leitor rendido e a ansiar por mais. Se gosta de um romance histórico épico, de um thriller arrepiante, de uma aventura emocionante, de uma fantasia credível e, em suma, de uma grande leitura… então este livro é para si”

O meu comentário:

Uns meses depois de ter conhecido o trabalho de George R.R. Martin foi fácil tomar a decisão de regressar ao mundo dos Stark e companhia.
Depois de «A Guerra dos Tronos» nos apresentar as personagens que nos acompanharão nestas crónicas e de nos situar em relação aos problemas que assolam os Setes Reinos, «A Muralha de Gelo» afasta-se em tudo da sua antecessora. Neste segundo volume, que pertence, tal como a anterior, ao primeiro livro na versão original, o leitor é presenteado com um conjunto de acontecimentos que serão os grandes alicerces para o que virá no futuro, acontecimentos esses que irão levar a uma guerra pelo trono.
Com uma linguagem fácil de entender, uma conjunto de personagens cativantes e uma variedade de pequenas batalhas inesquecíveis, «As Crónicas de Gelo e Fogo» são a verdadeira receita que irá conquistar um grande número de representantes do sexo masculino dispersos não só pelo nosso país, como também pelo nosso planeta. Quanto às mulheres, certamente não irão aderir em tanta quantidade, pois não se tratam daqueles livros recheados de romance em que um cavaleiro/soldado tudo faz para conquistar a sua dama. Porém, as mais corajosas e destemidas, as que também apreciam uma boa história de fantasia, aventura e afins facilmente irão ficar cativadas, equiparando-se com os seus adversários nesta guerra dos sexos. Ainda por cima, mulheres destemidas e poderosas não faltam nesta obra.
No que me toca, e sendo uma mulher como já se devem ter apercebido, admito que no início estava a ser complicado conseguir prosseguir na história, visto que ainda não tinha encontrado o verdadeiro acontecimento que me prenderia, tendo até ficado muito próxima de desistir e de o devolver ao seu dono. Contudo, ainda bem que não o fiz, visto que foi só virar meia dúzia de páginas até que ficasse totalmente enfeitiçada pelo desenrolar dos acontecimentos, principalmente no que se referia ao Ned e à sua família. Por isso sim, recomendo a leitura desta obra.
Quanto aos mais preguiçosos, sempre podem ver os episódios adaptados pela HBO, sendo, até ao momento, de grande qualidade e muito fieis ao que foi registado em tempos por Martin.
De qualquer forma, leiam o livro e vejam a série! Boas leituras!

“Esta é a obra-prima da fantasia moderna e reúna o que de melhor o género tem para oferecer: magia, mistério, intriga, romance e aventura”
Locus

Aqui poderá aceder a um excerto da obra

Sem comentários:

Publicar um comentário