Pedido

BOAS LEITURAS!!!

domingo, 13 de novembro de 2011

As Crónicas de Gelo e Fogo - “A Guerra dos Tronos” de George R.R. Martin

Nº de páginas: 397
Preço (Bertrand): 19,03€
Editora: Saída de Emergência
Ano de lançamento: 2007

“Quando Eddard Stark, lorde do castelo de Winterfell, recebe a visita do velho amigo, o rei Robert Baratheon, está longe de adivinhar que a sua vida, e a da sua família, está prestes a entrar numa espiral de tragédia, conspiração e morte. Durante a estadia, o rei convida Eddard a mudar-se para a corte e a assumir a prestigiada posição de Mão do Rei. Este aceita, mas apenas porque desconfia que o anterior detentor desse título foi envenenado pela própria rainha: uma cruel manipuladora do clã Lannister. Assim, perto do rei, Eddard tem esperança de o proteger da soberana. Mas ter os Lannister como inimigos é fatal: a ambição dessa família não tem limites e o rei corre um perigo muito maior do que Eddard temia! Sozinho na corte, Eddard apercebe-se que também a sua vida nada vale. E até a sua família, longe no norte, poder estar em perigo.

Uma galeria de personagens brilhantes dá vida a esta saga. Entre eles estão o anão Tyrion, a ovelha negra do clã Lannister; Jon Snow, um bastardo de Eddard Stark que, ao ser rejeitado pela madrasta, decide juntar-se à Patrulha da Noite, uma legião encarregue de guardar uma imensa muralha de gelo a norte, para lá da qual cresce uma assustadora ameaça sobrenatural ao reino. E ainda a princesa Daenerys Targaryen, da dinastia que reinou antes de Robert Baratheon, que pretende ressuscitar os dragões do passado e, com eles, recuperar o trono, custe o que custar”

O meu comentário:

Um grande problema no nosso país, referentemente aos livros, é não haver uma grande divulgação das novas publicações, ficando muitas colecções totalmente desconhecidas aos portugueses, até que, depois quando se aproxima a estreia de um filme ou série, toda a gente se lembra que esse enredo é baseada num livro.
Isto foi o que aconteceu com a «Saga Luz e Escuridão», «Sangue Fresco», «Crónicas Vampíricas» … e que está a agora a acontecer com «Os Jogos da Fome».
«As Crónicas de Gelo e Fogo» não são excepção, apesar de já serem conhecidas anteriormente ao lançamento da série pela HBO, mesmo que não fosse por um número tão grande de portugueses.
Admito que já me tinha apercebido desta saga nas livrarias, mas nunca foi algo que me interessasse, sendo o meu género literário predilecto o romance e o fantástico/paranormal. Porém, com a chegada da série que anda a conquistar o mundo, fiquei um pouco desperta para esta colecção que muitos dos nossos compatriotas deixa irritados, visto que volumes estão a ser divididos, fazendo não só que os leitores ávidos tenham de esperar mais tempo pelo desfecho, como também, em tempo de crise económico, leva os bibliófilos a gastarem mais dinheiro.
Assim, já que a biblioteca da minha escola possuía o livro no catálogo, não resisti em trazê-lo para casa para ocupar o meu tempo de descanso, escolha essa que até foi acertada, já que contactei com um mundo completamente diferente…
Nesta saga temos presentes diversas casas senhoris, sendo cada uma governada por uma família, estando todas à mercê de um senhor comum, o rei. A principal família e a verdadeira aliada do actual rei, Robert Baratheon, visto por muitos como o usurpador, é a dos Stark, donos de Winterfell, pequeno reino localizado no Norte.
É aí, depois da morte do Mão do Rei, que começa a desenrolar-se a história, sendo-nos apresentado Eddard, mais conhecido por Ned, e a sua família.
Porém, as coisas irão totalmente complicar-se com a chegada do aclamado soberano dos Sete Reinos e da sua comitiva, trazendo o mal ao Norte… Ainda por cima, Ned terá de partir para a capital levando consigo as suas duas filhas, visto que não tem outra escolha, tendo de aceitar tratar-se ser a nova Mão do Rei, não só porque este é seu amigo de longa data, mas também porque tem conhecimento que a família da própria rainha deseja livrar-se do actual ocupante do trono de ferro, fazendo com que Joffrey, o príncipe herdeiro, passe a governar.
Uma obra que achei interessante apesar de não ter muito romance, toque esse que eu acho essencial, mesmo numa obra fantástica. Claro que esta é a opinião de uma rapariga, podendo os leitores do sexo masculino não estarem de acordo.
Depois de dizer que a obra vale e pena e de informar que seria uma boa prenda de natal para os vossos companheiros, visto que esta é recheada de acção e drama, deixo aqui uma nota para os portugueses mais preguiçosos que não conseguem levar um livro até ao fim, demorando anos a fazê-lo: se não quiserem desfrutar das páginas deste primeiro livro, sempre podem ver a série. Contudo, informo-vos já que este primeiro livro (que se trata da primeira parte da versão americana) só se encontra adaptado até ao 5º episódio (se bem me lembro).
Logo, quem quiser fazer as duas coisas já sabe… Se não quiser a história de «A Muralha de Gelo» totalmente desvendada terá de parar um bocadinho a série, recomeçando-a depois da sua leitura.

“A Guerra dos Tronos é a mais importante obra de fantasia desde que Bilbo encontrou o Anel”
SF REVIEWS.NET

Sem comentários:

Enviar um comentário