Pedido

BOAS LEITURAS!!!

quarta-feira, 21 de abril de 2010

"A Melodia do Adeus" de Nicholas Sparks

Nº de páginas: 363
Preço (Bertrand): 18,50€
Editora: Editorial Presença
Ano de lançamento: 2009

“Com apenas dezassete anos, Veronica Miller – ou ‘Ronnie’, como é carinhosamente chamada – vê a sua vida virada do avesso quando o casamento dos pais chega ao fim e o pai se muda da cidade de Nova Iorque, onde vivem, para Wrightsville Beach, uma pequena cidade costeira na Carolina do Norte. Três anos não são suficientes para apaziguar o seu ressentimento, e quando passa um Verão na companhia do pai, Ronnie rejeita com rebeldia todas as tentativas de aproximação, ameaçando antecipar o seu regresso a Nova Iorque. Mas será na tranquilidade que envolve o correr dos dias em Wrightsville Beach que Ronnie irá descobrir a beleza do primeiro amor, quando conhece Will, e vai afrouxando, uma a uma, todas as suas defesas, deixando-se tomar por uma paixão irrefreável e de efeitos devastadores.”

O meu comentário:

Neste seu último livro Nicholas Sparks apresenta-nos dois tipos de amor: o amor paterno, que Steve tem pelos seus dois filhos, e o amor comum entre duas pessoas, Ronnie e Will.
Temos a perspectiva das três personagens apresentadas anteriormente que nos levam a compreender este sentimento tão puro e belo do seu ponto de vista.
Sinceramente digo-vos que amei mesmo a obra destacando-se de muitas e sensibilizando-nos para o problema que a protagonista vai ter de enfrentar. O livro mais marcante que já li…
Ronnie, uma simples adolescente como tantos de nós, é levada a passar as suas férias de Verão longe dos amigos com a pessoa que de certa forma mais odeia à face da Terra.
Mas por que será que tem este sentimento de revolta para com o pai? Isto deve-se ao divórcio dos seus progenitores que nunca foi devidamente explicado a Veronica e ao seu irmão mais novo.
A pouco e pouco esta vai reatando a sua relação com Steve que já não existia há três anos. Também conhece Will, um rapaz com posses mas de bom coração lá da terra, por quem sente a mais profunda e inocente paixão.
Com o tempo vamos acompanhando aqueles acontecimentos românticos do primeiro amor e a inocência da adolescência até ser revelado algo de muito importante.
O convite, de certa forma forçado, de Steve para os filhos passarem aqueles mês com ele deveu-se a querer aproveitar o seu último ano com aqueles que mais ama. O seu cancro terminal mais tarde ou mais cedo levá-lo-á para o paraíso para grande tristeza dos filhos que o amam.
Quem se sente mais injustiçada é Ronnie que descobre que o divórcio dos pais se deveu à infidelidade da mãe. Esteve este tempo todo enraivecida com o pai sem qualquer motivo e ainda por cima já não tem muito tempo para o conhecer melhor e dar-lhe todo o seu amor guardado durante todo este tempo.
Como podem ver é uma história muito marcante que trata assuntos actuais e muito importantes.
Não percam este fantástico livro… Chorem, riam, sonhem, viajem…

“Nicholas Sparks é, como sabemos, um mestre da moderna trama amorosa, e, em ‘A Melodia do Adeus’, usa de extrema sensibilidade para abordar a força e a vulnerabilidade que envolvem o primeiro encontro com o amor e o seu imenso poder para ferir… e curar”

1 comentário:

  1. Último livro? O caramelo morreu?
    Este livro apresenta-nos o machismo inverso, a culpa de um casamento fracassar NÃO é sempre do homem. Eu até me sentiria ofendido se fosse um, mas como sou apenas uma batatinha...
    Outra das reacções apresentadas é a embirrância, quando uma pessoa começa a embirrar, nunca mais pára e a certa altura, já nem sabe porque começou mas mesmo assim continua até ao fim.

    Batata

    ResponderEliminar